Notícia do Portal

21/11/2019 12:51 (997 acessos)

CEE/SE entrega Diploma de Honra ao Mérito Educacional a Josué Modesto

Na tarde desta quarta-feira (20), o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Educacional, oferecido pelo Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) a personalidades que se destacam no campo educacional do Estado. A solenidade de outorga aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória e contou com a presença de diversas autoridades e personalidades da área da educação, além de familiares e amigos do homenageado.

O nome de Josué Modesto, que hoje ocupa o cargo de  Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), foi indicado pela conselheira do CEE/SE Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, sendo aprovada pelo Colegiado por unanimidade. “Justíssima homenagem, pela relevante trajetória do homenageado e sua relevante contribuição para o campo da Educação em Sergipe, realçada pela dedicação e eficiência que vem apresentando ao longo dos anos em que atua na área”, justificou  Anamaria.

A abertura da solenidade contou com a apresentação do grupo do Conservatório de Música de Sergipe, seguida pelas palavras do presidente de conselheira Anamaria de Freitas e do presidente do CEE/SE José Sebastião dos Santos Filho, este que fez a entrega do Diploma ao homenageado. Josué Modesto agradeceu, enfatizando a honra que sente em receber a homenagem, atribuindo a conquista ao trabalho coletivo de todos os que estiveram juntos durante a sua trajetória.

Filho de Ribeirópolis, interior de Sergipe, Josué Modesto é graduado em Ciências Econômicas pela UFS e doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp. Com vasta produção intelectual, já foi reconhecido através de diversos prêmios, a exemplo do Prêmio Nelson Chaves de Teses da Fundação Joaquim Nabuco, em função da sua entrega para a pesquisa da história da escravidão brasileira e sergipana, em 1992. Em duas ocasiões ocupou a cadeira de vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição na qual exerceu,  também, por dois mandatos eletivos, o cargo de reitor. No momento atua como secretário da Seduc.

Josué destacou a presença da conselheira do CEE professora Ivone Mendonça de Souza, citando-a como fonte de inspiração durante o período que frequentava as aulas de literatura da Escola Estadual Castelo Branco, em Aracaju.

Após encerramento da cerimônia, Josué Modesto recebeu os cumprimentos dos presentes no hall da Biblioteca, quando voltou a externar seu agradecimento pela homenagem recebida.