Notícia do Portal

12/04/2019 07:48 (99 acessos)

MEC anuncia abertura de inscrições para o Prêmio Professores do Brasil 2019

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a partir de segunda-feira (15) estarão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). Poderão participar todos os professores de escolas públicas da educação básica que se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Foi disponibilizada página especial para informações e inscrições.

O objetivo do PPB é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Nesta edição, serão propostas cinco temáticas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem criativa.

As inscrições estarão abertas até o dia até 31 de maio. O resultado final será divulgado no dia 28 de novembro, em Cuiabá (MT), e serão distribuídos R$ 278 mil em prêmios aos educadores, além de uma viagem para os seis vencedores nacionais e seus respectivos coordenadores pedagógicos, totalizando 12 viajantes.

Avaliação e etapas

O MEC destacou que o prêmio contempla três etapas de avaliação. "Na estadual, são 486 premiados, dos quais 162 seguem para a próxima etapa, a regional. Na etapa regional, há um vencedor por categoria, por região, totalizando 30 vencedores. A etapa final, nacional, contempla seis vencedores, sendo um de cada categoria. Os professores vencedores da etapa regional participarão do evento final, com todas as despesas de viagem custeadas pelo MEC, além de ter suas experiências publicadas na página do PPB".