Notícia do Portal

03/01/2018 16:11 (63 acessos)

Piso Salarial: aumento acima da inflação para professores

Uma luz de esperança para os túneis escuros que vem atravessando o professorado no Brasil. O MEC anunciou um aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores, referente ao exercício do ano de 2018. A portaria que trata do assunto foi assinada em 28/12, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

 

O índice representa uma vantagem de 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última semana pelo Banco Central (BC). Com o aumento, o piso nacional do magistério tem um ganho real de 3,90% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais. O ministro Mendonça Filho ainda ressaltou que o fato de o aumento do piso ser maior que a inflação prevista para este ano acontece pela segunda vez consecutiva.

 

Em nota, o MEC esclareceu que "o critério adotado para o reajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que toma como base o último valor mínimo nacional por aluno (vigente no exercício que finda) em relação ao penúltimo exercício. No caso do reajuste deste ano, é considerado o crescimento do valor mínimo do Fundeb de 2016 em relação a 2015".

 

 

Voltar à página anterior