Notícia do Portal

21/06/2017 08:30 (498 acessos)

Secretário Jorge Carvalho representa Consed em evento comemorativo do Instituto Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou o "Seminário 10 Anos da Metodologia de Coleta de Dados Individualizados dos Censos Educacionais", como parte das comemorações de seus 80 anos de fundação. O seminário iniciou nesta terça-feira, (20), na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF), e prossegue a programação até o final da tarde desta quarta-feira (21).

O secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, representou o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) e participou da abertura do evento, contando com debates sobre os ganhos informacionais com a mudança da metodologia de coleta de dados, a potencialidade de uso das bases de dados estatísticas e os desafios futuros.

Na terça-feira, 20, a mesa de abertura discorreu sobre "A efetivação do pacto federativo brasileiro na realização dos Censos Educacionais" e contou também com a participação de Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação; Maria Inês Fini, presidente do Inep; Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do instituto; Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Nilce Rosa da Costa, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Ainda no dia 20 foram realizadas as conferências "Censos Educacionais: histórico e metodologia", "Estatísticas Oficiais de Educação: O papel do Censo da Educação Básica e do Censo da Educação Superior", e, fechando a programação do dia, "Indicadores de Fluxo Escolar da Educação Básica".

Nesta quarta-feira, 21, a programação será aberta com a conferência "Indicadores de Trajetória do Discente da Educação Superior". Posteriormente serão realizadas quatro sessões apresentando o potencial de uso da informação individual para pesquisas acadêmicas. A programação será encerrada com a mesa "Indicadores de trajetória discente: desafios e perspectivas", com participação dos debatedores José Francisco Soares, Naércio Aquino Menezes Filho, Renato Hyuda de Luna Pedroza e Ruben Klein.

Fonte:  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)