Notícia do Portal

12/06/2017 15:14 (1448 acessos)

Secretário se reúne com Departamento de Alimentação Escolar e discute Tempo Integral

Por Ítalo Marcos

 

O secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 12, com a equipe do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e com os gestores das escolas do Programa Estadual de Educação em Tempo Integral - Escola Educa +. O encontro contou com a presença do superintendente executivo da Seed, Everton Siqueira, da chefe de gabinete, Anne Alice Freitas Costa de Oliveira, da diretora do DAE, Maria Creuza Brito de Figueiredo e da diretora do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral, Franci Alves.

 

Durante a reunião, a equipe do DAE, formada pela assessora técnica Gabrielle Silva e as nutricionistas Ana Carolina Vasconcelos e Esteli Mendonça fizeram a apresentação de propostas para melhorar a distribuição dos gêneros alimentícios nas unidades de ensino. O secretário Jorge Carvalho parabenizou as equipes pelo trabalho que vem sendo realizado.

 

"Acho que temos avançado bastante. É uma mudança de cultura no modo como a escola funcionou até hoje. Precisamos entender que nesse novo modelo cada um tem suas responsabilidades específicas. O DAE é a autoridade na Seed que cuida da alimentação escolar, e isso envolve não apenas enviar os gêneros alimentícios às escolas, mas também capacitar os manipuladores de alimentos e fiscalizar os cardápios, entre outras funções", explicou.

 

A diretora do DAE, Maria Creuza Brito de Figueiredo, destaca que o DAE objetiva, entre outras ações, qualificar a alimentação em todas as escolas, não só as de tempo integral. "Apresentamos propostas do que temos que fazer para melhorar em relação aos alimentos, a fim de que cheguem nas unidades de ensino com rapidez e celeridade".

 

Propostas

 

Durante a reunião, as nutricionistas Ana Carolina Vasconcelos e Esteli Mendonça, junto com a assessora técnica do DAE Gabrielle Silva, apresentaram algumas propostas no sentido de melhorar a distribuição da merenda escolar.

 

Será realizada uma licitação emergencial para a aquisição dos gêneros essenciais a uma merenda de qualidade, reunião com fornecedores para reafirmar o compromisso da entrega e garantir que os alimentos cheguem às unidades de ensino, antecipar o horário do lanche da manhã para o primeiro intervalo, proposta essa que foi bastante elogiada pelo secretário.

 

"Isso é importantíssimo, porque há estudantes que saem de casa muito cedo. Quando o lanche é servido, ele já está há bastante tempo sem nenhuma refeição", afirmou.

 

Jorge Carvalho ressaltou também a importância do controle da qualidade dos alimentos distribuídos. "O coordenador administrativo financeiro (CAF) tem que ter responsabilidade de fazer diariamente esse controle", declarou.

 

Outras propostas apresentadas foram: capacitação de merendeiras, advertência às unidades de ensino que não oferecerem todas as refeições, aquisição de equipamentos de proteção individual para os manipuladores de alimentos (touca, avental, luvas, calça, camisa branca, sapato fechado e antiderrapante), intensificação da fiscalização por parte do DAE, entre outras.

 

Ao final da reunião, foi aberto um espaço para que os gestores fizessem perguntas e tirassem suas principais dúvidas, junto às equipes do DAE e do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral.

 

 

Voltar à página anterior